Manual de Consultoria Empresarial: Conceitos, Metodologia e Práticas, 13ª edição

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A consultoria empresarial representa uma das atividades que mais têm evoluído nos últimos anos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. Com base em experiência em mais de 40 anos e 300 empresas-clientes em serviços de consultoria do autor, surgiu a oportunidade de apresentar uma obra sobre a otimizada atuação e utilização da consultoria empresarial.

Dividido em seis capítulos, este livro trata da evolução do negócio consultoria, da consolidação do profi ssional como consultor, dos diferentes tipos de consultoria, da contratação e administração dos serviços da consultoria pelas empresas-clientes, bem como da vocação, das características e da ética do consultor.

A aplicação do conteúdo deste livro considera os dois lados interessados no assunto: de um lado, o consultor ou empresa de consultoria que realiza os serviços; de outro lado, a empresa-cliente que contrata os serviços de consultoria. A partir dessa abordagem dupla, o autor procura colocar esses dois lados trabalhando
conjuntamente em parceria profi ssional, visando à alavancagem dos resultados da empresa-cliente e à perpetuação do negócio do consultor.

Livro-texto para a disciplina Consultoria Empresarial, bem como leitura de atualização e reciclagem profi ssional para consultores e empresas que utilizam os serviços de consultoria.

 

7 capítulos

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1. Conceitos básicos

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Conceitos básicos

“O fracasso se constitui em sucesso, se nós o reconhecemos.”

Roa Bastos

1.1 Introdução

Este capítulo procura colocar você no contexto da consultoria empre­sarial.

Isto é válido porque têm-se observado muitos serviços que são reali­zados para empresas e que não devem ser enquadrados como de consultoria empresarial.

Outra preocupação deste capítulo é apresentar algumas considerações a respeito da evolução e das tendências da consultoria nas empresas.

O entendimento desse contexto evolutivo da consultoria é importante, principalmente para o leitor universitário ou recém-formado iniciar a elabo­ ração do possível plano de carreira como consultor empresarial (ver seção 2.3).

Naturalmen­te, essa abordagem também é importante para o profissional que queira se transferir para este importante ramo de atividade que é a consultoria em­presarial.

O entendimento das tendências da consultoria nas empresas pode pro­ piciar a você a possibilidade de identificar oportunidades interessantes dentro do negócio consultoria.

 

2. Consolidação do profissional como consultor

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Consolidação do profissional como consultor

“Todos nós procuramos o sucesso, mas ninguém sabe como ele é.”

Robert Redford

2.1 Introdução

A consolidação de um profissional no segmento de consultoria pode representar algo problemático. Isso porque este processo deve estar sus­tentado por uma vocação e um conhecimento específico para que possa aju­dar os executivos das empresas em seu processo decisório e de operacionali­zação das ações; e, deve estar focado em um negócio de consultoria, que é o foco deste livro.

A consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois sempre as pessoas têm prestado auxílio e realizado consultas a ou­tras, nos mais diferentes assuntos. Somente nas últimas décadas é que a consultoria tornou-se uma atividade remunerada e, consequentemente, um negócio.

A consultoria pode ser considerada uma profissão, bem como um ne­gócio perigoso, pois é muito fácil uma pessoa aventurar-se nesse setor de atuação.

 

3. Tipos de consultoria

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Tipos de consultoria

“Um camelo é um cavalo projetado por um comitê.”

Alec Issigonis

3.1 Introdução

A identificação do tipo de consultoria é importante tanto para o consultor como para a empresa-cliente que solicita o serviço de consultoria. Isso por­que, para o consultor, a identificação do tipo de consultoria em que atua facili­ta o estabelecimento do seu produto de consultoria, de sua forma de atua­ção, bem como de sua carreira como consultor.

Para a empresa-cliente é importante, pois estabelece a forma de interação para com a consultoria. Também facilita o processo de administração e avaliação da consultoria, bem como a possível negociação para a adequa­da manutenção dos serviços realizados, ou mesmo seu aprimoramento ao longo do tempo.

Ao final da leitura deste capítulo, você poderá responder às seguintes perguntas:

•  �O que representa a atuação do profissional como consultor ex­terno e consultor interno da empresa-cliente?

•  �Quais as vantagens e desvantagens do consultor externo e do consultor interno?

 

4. Contratação dos serviços de consultoria

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Contratação dos serviços de consultoria

“A única maneira de descobrir os limites do possível está em aventurar-se um pouquinho pelos cenários do impossível.”

Arthur Clarke

4.1 Introdução

A contratação dos serviços de consultoria representa o momento-chave da interação entre a empresa-cliente e a empresa de consultoria ou o con­ sultor autônomo.

Para facilitar o entendimento é apresentado o processo desde a identi­fi­ cação da necessidade dos serviços de consultoria até sua efetiva contratação.

Evidencia-se que o processo de contratação de serviços de consultoria tem, em vários momentos, muita semelhança com o processo de contra­tação de um executivo da alta administração, principalmente quando se enfocam as consultorias artesanal e a especializada.

Com referência à procura de conselhos de terceiros – consultores empresariais – é válido lembrar Nico­lau Maquiavel, autor de O príncipe, escrito há quase cinco séculos, o qual afirmou: “Aqui está uma regra infalível: um príncipe que não tem sabedoria não pode ser sabiamente aconselhado; um bom conselho de­pende da astúcia do príncipe que o procura; e não é a astúcia do prínci­pe que depende de bons conselhos.”

 

5. Administração e manutenção dos serviços de consultoria

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Administração e manutenção dos serviços de consultoria

“Nada é mais imprudente do que a prudência.”

Charles Caleb Colton

5.1 Introdução

Neste capítulo são abordados os aspectos básicos que devem ser con­ siderados pela empresa-cliente para a adequada administração dos servi­ços de consultoria.

Também são apresentados alguns aspectos que as empresas-clientes devem considerar para a posterior manutenção dos serviços de consulto­ria realizados, bem como seu aprimoramento.

Esta última abordagem é importante porque os serviços de consultoria devem ser considerados sistemas interagentes com outros sistemas da empresa-cliente e, se o sistema específico trabalhado pela consultoria tiver um processo de melhoria contínua, seguramente os outros sistemas correlacionados também serão melhorados de maneira natural; e vice-versa.

Também é considerado o processo de avaliação dos serviços de consulto­ ria, que representa algo fundamental para a adequada interação da con­ sultoria com a empresa-cliente.

 

6. Características do consultor empresarial

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Características do consultor empresarial

“Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar.”

Goethe

6.1 Introdução

Neste momento você deve explicitar qual é a sua, quando se enfoca a profissão de consultor empresarial.

O ideal é a leitura deste capítulo com a realização simultânea de uma autoavaliação real e sustentada, para que se possa elaborar seu plano de atua­ção como consultor; ou desista da ideia.

O conteúdo deste capítulo também serve para o executivo da empresa­ cliente realizar uma avaliação do consultor com mais eficiência e eficácia.

Observa-se que, neste momento, está sendo focado o consultor (pes­soa física) e não a empresa de consultoria (pessoa jurídica). Isso porque muitas empresas de consultoria, principalmente as grandes, gostam de de­bater as características e qualificações de seus consultores, mas não infor­mam que os currículos desses consultores do marketing da empresa de con­sultoria só servem para a venda do serviço, mas depois quem, efetivamente, trabalha na empresa-cliente, em seu dia a dia, são profissionais com cur­rículos bem diferentes.

 

Glossário

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Glossário

“A verdade não vem no final do pensamento, mas no início;

é a diferença entre ciência e filosofia: pensar é seu resultado.”

Hannah Arendt

A seguir são apresentados os conceitos básicos dos principais termos técnicos utilizados neste livro.

Não é intenção do autor considerar que as conceituações e definições apre­sentadas são as únicas, mas, simplesmente, que, na maior parte das vezes, são as utilizadas nas empresas.

Administração de projeto: esforço no sentido de melhor alocar os recursos nas atividades, tendo em vista alcançar os objetivos estabeleci­dos no projeto.

Administração do conhecimento: processo de obter, administrar e compartilhar a experiência, o conhecimento e a especialização dos exe­cutivos e demais funcionários, visando ao acesso à melhor informação no tem­po certo, com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa.

Agente de desenvolvimento organizacional ou agente de mudanças: aquele profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e pro­cessos que possibilitem à empresa transacionar, proativa e interativa­ mente, com os diversos fatores do ambiente e do sistema no qual se está trabalhando.

 

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